Free Guestbook from Bravenet.com Free Guestbook from Bravenet.com
Memorial do Sarmento: A RELIGIÃO

sábado, abril 9

A RELIGIÃO

Finlândia e Suécia:
Luterianos e ortodoxos, na sua maioria. Minoria católica.
O Papa

Não percebem porque é que os polácos dizem que se não podem ter o corpo do Papa querem pelo menos o coração.

Não percebem como é que alguém vem do o outro lado do mundo, fica três dias na rua, quase sem dormir, quase sem comer, para ver o Papa. Para ver o Papa morto. Dizem que é só um corpo.

As mulheres

As mulheres não crêm também com a mesma intensidade, não acreditam no mesmo, não têm a mesma capacidade de pregar? Qual é a diferença então? A resposta é mais simples que a pergunta: Não há diferença. Logo, as mulheres podem ser padres. Há já 10 anos.
A Fé
Em Estocolmo vi um seminarista luteriano com crista, piercing no lábio, brinco de 2 cm com uma cruz pendurada. Falei com ele e com um padre. Eu disse que o meu país era católico. Falei de Portugal, de como era a Páscoa, dos rituais, da comida, das tradições. Quando dei por mim estava de mãos dadas com ele, a mulher dele e um brasileiro amigo meu. Eles rezaram por nós, porque não interessava se a Igreja não era a mesma, não interessava o aspecto das pessoas, a lingua que falam, as modas que seguem. O que conta é a fé. Simples e natural.
Depois de nos despedirmos deles ficámos quase 5 minutos sem falar. Eu fiquei com um arrepio que teimava em não passar, o brasileiro com uma lágrima que teimava em não cair.