domingo, julho 31
sexta-feira, julho 29
LA LHÉNGUA DE PERTUAL QUE NUN YÊ L PERTUÉS
La Lhéngua Mirandesa, doce cumo ua meligrana, guapa i capechana, nun yê de onte, detrasdonte ou trasdontonte mas cunta cun uito séclos de eijistência. Sien se subreponer a la "lhéngua fidalga i grabe", l Pertués, yê tan nobre cumo eilha ou outra qualquiêra. Hoije recebiu bida nuôba. Saliu de l absedo i de l cenceinho an que bibiu tantos anhos. Deixou de s'acrucar, znudou-se de la bargonha, ampimponou-se para, assi, poder bolar, strebolar i çcampar l probenir. Agarrou l ranhadeiro para abibar l lhume de l'alma i l sangre dun cuôrpo bien sano.Chena de proua, abriu la puôrta de la sue priêça de casa, puso fincones ne l sou ser, saliu pa las ourriêtas i preinadas... Lhibre, cumo l reoxenhor i la chelubrina, yá puôde cantar, yá se puôde afirmar. A la par de l Pertués, a partir de hoije, yê lhuç de Miranda, lhuç de Pertual.
Texto de Apresentação do Projecto Lei de reconhecimento dos direitos linguísticos da Comunidade Mirandesa.
Assembleia da República, Lisboa, 17 de Setembro de 1998
quarta-feira, julho 27
CURIOSIDADES (RUSSIA)
Catarina II tinha 12 amantes, tendo cada um deles sido "testado" pelas aias antes de servir a czarina. Esta presenteava os melhores com palácios sumptuosos, pois tinha um apetite sexual insaciável, e muitas vezes um só homem não conseguia satisfazê-la. Conta a lenda que morreu enquanto acasalava com um cavalo, quando as cintas que o seguravam por cima dela se partiram e ele caiu, esmagando-a.
Catarina II, cognome A Grande, foi a czarina mais conceituada e mais inteligente e mais respeitada e mais reformadora e mais iluminada que alguma vez governou a Rússia.
NÃO HÁ SEGREDOS
A responsabilidade que corre nas veias do Sarmento:
SARMENTO
História: Trata-se do aportuguesamento do apelido espanhol Sarmiento, que foi usado por uma família nobre de grande lustre e antiguidade, da qual passaram a Portugal vários membros em diferentes épocas e aqui deram origem a vários ramos.
Títulos, Morgados e Senhorios: Barões de Andaluz; Barões de Moimenta da Beira; Barões de Sarmento; Barões de Torre de Moncorvo; Condes de Armamar; Condes de Ottolini; Condes de Sarmento; Marqueses de Moz; Senhores de Salvaterra; Senhores de Val de Achas; Viscondes de Almendra; Viscondes de Andaluz; Viscondes de Britiande; Viscondes de Condeixa; Viscondes de Condeixa-III; Viscondes de Moimenta da Beira; Viscondes de Morais Sarmento; Viscondes de Ottolini; Viscondes de Sarmento; Viscondes de Torre de Moncorvo; Viscondes do Banho.
Cargos e Profissões: Advogados; Alcaides de Monforte; Cavaleiros da Ordem de Cristo; Engenheiros; Escritores; Familiares do Santo Ofício; Fidalgos da Casa Real Ministros; Moços-fidalgos da Casa Real; Presidentes da Câmara de Lisboa.
Porque há sucessos que são seculares.
segunda-feira, julho 25
CURIOSIDADES (NEW YORK)
"Man, they say New York is this big mix of cultures, all diferent mentalities in a big pot, italian, chinese, south-american, asian, but fuck!, that is not true, each culture keeps its roots, its mentalities, its traditions and its religions. What a country, the USA! I'm leaving, I'm not coming back, that´s not the country I want my children to grow up!"
Desabafo de Naim, St. Petersburg.
sábado, julho 23
SANKT PETERSBURG
“Há algo na textura granular da calçada de granito, a par da água sempre a brotar, que instala nas nossas almas um desejo quase sensual de caminhar”.
Joseph Brodsky
A PERSPECTIVA NEVSKY
"There's nothing better than Nevsky Prospekt - well, at least in Petersburg, where it's absolutely everything. This street simply dazzles the beauty of our capital!.... And the ladies! Oh, Nevsky Prospekt is all the more pleasant because of those ladies! Well, and frankly, who wouldn't find it pleasant? You step out onto Nevsky Prospekt, and it's like stepping into a fairground! If perhaps you have some important matter, or unimportant matter, you step out onto Nevsky and you immediately forget about all of your business affairs anyhow. This is the only place where people walk out to show themselves off, not for any commercial or business reason, but just to preen [...]".
Gogol, in The Nevsky Prospect
O Sarmento esteve lá, era onde passava no mínimo duas horas por dia. E é verdade que se começa a andar e se esquece onde se ia, muito por culpa das mulheres que lá passam. Não só é verdade como é incrível, a beleza das mulheres russas que se pavoneiam pela avenida, a sua altivez, a maneira como se movem, como olham, o seu andar leve e seguro, o seu porte orgulhoso e distante. Percorrer a perspectiva Nevsky não é um simples passeio, é um agradável suplício.
OS MONUMENTOS DE ST. PETERSBURG
Neste cidade é impossível fotografar tudo. Por várias razões:
- É impossível ver todos os monumentos numa semana;
- Há zonas da cidade em que não convém andar com máquina atrás;
- Ou se tiram fotografias ou se vê a cidade. E mais vale recordar do que olhar para uma das cidades mais imponentes do mundo através de um ecrã de máquina fotográfica;
- A maior parte dos monumentos não cabem no ecrã da máquina.
O Ermitage.
Fruto da paixão de Catarina II pela pintura, é considerado um dos maiores e mais ricos museus do mundo. Um dia não chega para visitar este colosso, e a colecção que abriga é mesmo de cortar a respiração: Rembrant, Da Vinci, Van Gogh, Rodin e Picasso, entre outros. Tem uma colecção de impressionistas impressioante, visto este movimento ter sido "descoberto" por dois russos, que acreditavam ser um dos estilos com mais futuro na época, e por isso compravam e encomendavam obras a estes pintores. Durante a revolução tiveram de fugir do país e deixar as colecções na Russia.
Alexandrïïski Teatr: o teatro mais antigo da cidade. Na época de Elisabete I, oferecia-se vodka à entrada para encorajar a população a frequentar o centro cultural. Durante o cerco da cidade, na Segunda Guerra Mundial, o teatro continuou a funcionar. A entrada era grátis para manter o moral da população, que não tinha nada para comer mas muito com que se entreter.