Free Guestbook from Bravenet.com Free Guestbook from Bravenet.com
Memorial do Sarmento: O PARLAMENTO NOSSACASEANO

domingo, abril 8

O PARLAMENTO NOSSACASEANO

A empresa que me alberga em terras africanas é israelita. Israel, pensei eu. Não mais pensei, e um dia cheguei. A Nossa Casa é um género de Israel dos pequeninos, não pelo tamanho mas pela cultura maioritária. Aqui há israelitas, brasileiros, romenos e portugueses. No parlamento nossacaseano, Israel tem maioria absoluta, apoiado pelo partido dos brasileiros israelitas - ditos judeus que nasceram no Brasil e se expatriaram em nome de uma religião. Seguem-se os brasileiros brasileiros, os romenos e só no fim os tugueses, uma minoria sem expressão (tive um já-vi). 



A influência mediterrânea faz-se sentir aqui, na tranquilidade e tolerância da coligação romeno-tuguense. Moções aprovadas: futebol, piscina e churrasco nas horas livres. Isto porque entre nós a comunicação nem sempre é oleada, mas à volta de uma cerveja e  de uns mergulhos lá se lubrifica mais um bocado. Claro está, tudo isto sobre o olhar atento e coordenação dos brasileiros, soldados do churrasco, embaixadores da tranquilidade.


Passados os primeiros dias, muito pouco sei de Angola, e alguma coisa sei de Israel. Pouco mais sei do que já sabia do Brasil, e imagino que sei sobre a Roménia o que mais importante há a saber: a comunidade cigana representa apenas três a cinco porcento da população, e os ciganos não são de lá. Aprendi com os erros dos outros a não perguntar: "Gipsys come from Romenia yes?". A resposta, com a alma em evidente ebulição, é sempre um calmo "Why you say this, why everybody say this?!". Seguem-se uns educados dados estatísticos que os ilibam de tal associação, e o sobrolho lá vai relaxando até voltar ao sítio. Imagino que seja o equivalente ao tema que durante anos assombrou os portugueses no estrangeiro - Portugal e a eterna província de Espanha. Será que seríamos assim educados, com o orgulho ferido e fervido, a honra desfeita e desafiada pela ignorância estatística? 


Nunca é fácil ouvir, porque longe de casa somos um país, não somos só uma pessoa. Quando falarem de nós, não vão falar em indivíduos, vão falar em nacionalidades. Se eu tiver um discurso culto, só falar da bola ou for rude, vão dizer que os portugueses são cultos, básicos ou mal-educados, respectivamente. Mas eu sou assim, faço isto por todos vocês, restrinjo os meus espontâneos e ocasionais maus-humores para que no futuro gerações de portugueses tenham fama de pessoas cultas e educadas. 


Donativos para pagar umas cervejas em prol das gerações futuras: 
NIB 0077 0011 00527570007 40