Free Guestbook from Bravenet.com Free Guestbook from Bravenet.com
Memorial do Sarmento: junho 2005

quinta-feira, junho 30

CONTRA A MARÉ

Andam a circular emails com factos e números acerca de Portugal, só na semana passada o Sarmento recebeu 3, com notícias assustadoras mas verdadeiras. Nem uma vez esses documentos noticiavam boas novas do futuro Tugalês.
Mas há quem precise de motivos, razões e desculpas para justificar os seus próprios males, e nada mais fácil do que acreditar que o país que nos viu nascer sofre de uma doença incurável, e que por isso a culpa não é nossa se nada corre bem.
O facto é que nem tudo corre mal, mas só o pessimismo é espalhado. O que faz falta, além de animar a malta, é espalhar o optimismo, acreditar no bom e corrigir o mal.
Mais uma missão para o Super-Sarmento.

terça-feira, junho 28

HYVÄ JUHANNUSTA!!!

O Junhannus é a celebração mais celebrada na Finlândia. Festeja-se o dia mais longo do ano, onde o sol aparece cedo e se deita tarde. Todos os finlandeses vão para o campo, para as suas casa de campo, geralmente junto a um dos milhares de lagos que polulam a Finlândia. Helsinki fica deserta e as lojas de alcool atingem o pique de vendas.
O nosso herói, esse grande Sarmento, teve o privilégio de passar este fim-de-semana prolongado em casa de uma família finlandesa. Bebeu bem, comeu melhor. Todos os dias foram passados entre sessões de sauna seguidas por mergulhos no lago, refeições de cogumelos acabados de colher no campo (acompanhados por vinho português), conversas agradáveis e gargalhadas constantes.
Feriado finlandês à portuguesa.

A CASA DO LAGO

A casa do lago no meio da floresta.

A casa onde o Sarmento dormia.
A casa do lago "à noite".

O LAGO

Fotografias da sauna e mergulhos no lago disponíveis sob encomenda.
O primeiro crepe do Sarmento. A seguir à refeição vem a sesta. A seguir à sesta vem a Sauna.
Depois da Sauna a 80-90 ºC, segue-se o mergulho no Lago.
Ana Margarida Nunes, toma lá a cabeça e faz a montagem.

quarta-feira, junho 22

A vista do Sarmento enquanto ouvia o cd da AgriculTuna. A Lua tinha acabado de nascer, à uma da manhã.
A Lua a pôr-se, uma hora depois de se ter levantado. Preguiçosa.

Sexy sexy pchhhhhh.
Foi devido aos seus dotes culinários, passar-a-ferrários e artísticos que o Sarmento se tornou, na idade avançada de 26 anos, um dos solteiros mais requisitados dos anúncios de jornal.

segunda-feira, junho 20

RESPOSTA AO ÚLTIMO POST

anonymous said... Tb eu tento promover Portugal aqui em Italia...mas... n param de me chamar de espanhola!!! Cara leitora, 1- fale do preço da cerveja para captar a atenção das pessoas; 2- diga que em PT todos os pagamentos (água, luz, impostos) podem ser efectuados por multiblanco; 3- termine em grande dizendo que um português fala em média 3 línguas (português, espanhol e inglês), ao contrário de "nuestros hermanos" que nem sabem arrotar em inglês. Se isto não resultar dê-lhes um pontapé nos c*lh**s cada vez que lhe chamarem nomes.

domingo, junho 19

HELSINKI ÀS 4 DA MANHÃ

Um finlandês às 4 da manhã.
O Sarmento às 4 da manha

PUBLICIDADE

Portugal nos supermercados (lista de vinhos).
Portugal nos transportes públicos.
Portugal nos jornais diários.

CURIOSIDADES (EUA E TUGOLÂNDIA)

A alma do negócio:
Em Wisconsin, na zona dos grandes lagos, numa coffee-shop perdida, pode-se pedir café em 3 tamanhos: pequeno, médio e grande. O mais pequeno chama-se tall porque é contra as regras de um bom negociante vender um produto e chamá-lo small ou short. Dá ideia de que é pouco. E se é pouco não vende.
Com 561 km de Norte a Sul, Portugal ocupa um lugar de destaque nos "países-mais-compridos-da-Europa" (10/36). Também, desenha o rectângulo mais perfeito do Mundo.

Assim já vende ou só se aplica aos cafés?

quarta-feira, junho 15

MAS QUEM É O ZÉ?!?!?!

O Mourinho pode ter ganho o campeonato inglês com o Chelsea mas o Sarmento já tem mais de 800 visitas no Memorial.
Mais um caso de sucesso de um Tuga no estrangeiro.

FUTEBOL, CERVEJA E MENINAS

Os responsáveis de Berlim esperam que durante o Mundial’2006 cheguem à cidade cerca de 40.000 prostitutas, do país e do estrangeiro, para oferecerem os seus serviços à clientela entusiasmada pelos jogos, informou hoje o jornal "Berliner Kurier". "Naturalmente, o Mundial oferece a oportunidade encher as caixas. Os negócios vão correr bem", declarou Katharina Cetin, de uma associação de apoio às prostitutas.
In BERLIM ESPERA 40 MIL PROSTITUTAS, n' "O Jogo", 15 de Junho 2005
Taberna medieval ou organizacão eficiente? Excesso de Liberdade ou Liberdade em excesso?

terça-feira, junho 14

VIDA NÃO SATISFAZ PORTUGUESES

"Eurobarómetro, inquérito encomendado pela Comissão Europeia.
Na secção sobre a satisfação dos cidadãos europeus com a vida que levam, o barómetro indica que os portugueses são dos mais infelizes com o rumo das suas vidas, com Portugal a uma "taxa de satisfação" de 72 por cento, a mais baixa da Europa a "15". Menos satisfeitos que os portugueses só estão cinco povos, todos de novos Estados-membros: Lituânia (60 por cento), Hungria (62), Estónia (65), Letónia (66) e Eslováquia (67)."
Como o Sarmento não acredita neste inquérito, o Memorial vai levar a cabo um questionário para averiguar a veracidade e as causas do descontentamento Tuguês. Será a vida na Tugolândia assim tão má? Serão as pessoas assim tão infelizes com a vida que levam? Um mistério ou uma mentalidade?

RESULTADOS DA VOTAÇÃO

1- Adoro o rumo que a minha vida leva e adoro ser português: 7 Votos (25%)

2- Não me posso queixar, mas queixo-me à mesma porque sou português: 2 votos (7%)

3- Só sou feliz quando o Benfica é campeão: 4 votos (14%)

4- Antes queria ser palestiniano, o governo dá armas às crianças e as granadas têm desconto: 0 votos (0%)

5- Antes queria ser de um pais da ex-URSS, a Mafia russa cuida da nossa família, ao contrário do nosso Governo: 2 votos (7%)

6- Antes queria ser espanhol, porque o país do meu vizinho é sempre melhor que o meu: 2 votos (7%)

7- Como é que posso estar satisfeito se a minha casa nem sequer tem piscina e garagem para os carros? 8 votos (29%)

8- Estou satisfeito com a minha vida mas se me dão uma oportunidade para me queixar não consigo resistir: 3 votos (11%)

segunda-feira, junho 13

AURINKO, SE ON PALJON HYVÄ!!!

Sol em finlandês escreve-se Aurinko. Como em áureo:
"Áureo: do Latim aureu, adjectivo para: de ouro; doirado; da cor do ouro. Sentido figurado para: excelente; magnífico; admirável; feliz; ditoso."
Assim é o Sol na Finlândia, o bem mais valioso, a paisagem mais rara, o momento mais único. Um verdadeiro tesouro, um tesouro excelente e magnífico e admirável e feliz e ditoso. Por isso existe uma cultura que persegue o sol, a cada raio, a cada segundo e a cada pingo de calor. Inserido nesta cultura está o Sarmento, que nunca deu o devido valor ao Sol porque o tinha como seu, quando quisesse, durante o tempo que quisesse. E aprendeu que depois dos Egipcios, dos Maias, Incas e Aztecas, ainda há um povo, em pleno século XXI, que presta homenagem ao Sol: o povo a quem chamam os Suomi.
Um finlandês ao Sol.
Uma finlandesa ao Sol.

O Sol em Março.

O Sol em Abril.
Esta sereia é a mulher mais bonita de Helsinki, pelo que o Sarmento se atreveu a tirar uma fotografia quando ela não conseguia ver, ofuscada pelo Sol.
Um eléctrico que funciona como bar. Pode-se sair e entrar nas respectivas paragens ou alugar para fazer uma festa com os amigos. Depois de algumas cervejas até o sol brilha lá dentro.
Um cacilheiro helsinkiano, que faz viagens até à ilha-fortaleza de Suomelinna para os finlandeses saciarem a sede de Sol.
A praça do Senado, onde centenas de pessoas apanham banhos de sol, quando ele se digna a aparecer.

quinta-feira, junho 9

No meio do passeio por Helsinkia, Sarmento deparou-se com uma estrela de televisão: um dos navios da GreenPeace, o Esperanza, tentava salvar o Mundo Báltico. Nos tempos livres, faziam visitadas guiadas e não remuneradas ao navio. Foi assim que o Sarmento ficou a saber que no Mar Báltico existem desertos aquáticos devido às descargas de poluentes dos países mais civilizados da Europa, e que os rios que lá desaguam são veneno para a vida báltica, ainda rica mas já rara.

AINDA HÁ ESPERANZA.

A famosa lancha insuflável, a African Queen, a que aparece sempre na televisão. Tem um motorZINHO de 210 cavalos.

O posto de vigia e radar do Esperanza.
Os comandos do barco e o voluntário húngaro que não sabia dizer os v's.

O humor Greenpeaciano.

A vista frontal das janelas da sala de comando.

A vista a bombordo da sala de comando.
O Esperanza era um navio russo, pelo que as indicações ainda estão escritas em cirílico.

segunda-feira, junho 6

EESTI

A bandeira - o azul representa o mar, o preto o solo e o branco a paz e a educação. Diz-se também que o preto representa a História da Estónia - em 8 séculos de existência só teve 36 anos de independência (foi conquistada pela Dinamarca, Suécia, Polónia, Alemanha e União Soviética).